Campus Joinville Informa | Edição 03 – 14/05/2019

14/05/2019 19:37

 

Joinville, 14 de maio de 2019 | Edição nº 03

Orientações quanto ao uso do nome social de estudantes da UFSC

No dia 17 de abril, a Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD/UFSC) divulgou um memorando com orientações quanto ao uso do nome social de estudantes na UFSC.

O nome social é aquele com o qual a pessoa se identifica e é identificada pela comunidade à qual pertence, embora seja diferente do nome de registro civil. Assim, faz-se necessário e respeitoso utilizar o nome social da pessoa.

Na UFSC, possivelmente, alguns servidores terão contato com pessoas trans, travestis e não-binárias. Caso isso ocorra, se não souber como se referir à pessoa ou como identificá-la, o ideal é perguntar para ela como gostaria de ser chamada e qual o artigo correto (feminino “a”, masculino “o” ou ambos/neutro “e”). Nas chamadas em sala de aula, por exemplo, é importante utilizar o nome social e também cuidar com o uso dos artigos ao se referir às pessoas: “o aluno”, “a aluna”.

Além disso, se o/a estudante ainda não tiver solicitado o uso do nome social no sistema da UFSC, deve-se orientar a fazê-lo por meio de um requerimento geral na Secretaria Acadêmica.


Datas reservadas para reuniões dos Órgãos Deliberativos do CTJ

  • 16/05 – Conselho da Unidade

Vestibular 2019-2

As inscrições para o Vestibular 2019-2 vão até 20/05. Mais informações no site da UFSC.


Reunião Extraordinária com Secretário de Planejamento e Orçamento

A Direção convida a comunidade acadêmica para uma reunião com o Secretário de Planejamento e Orçamento, prof. Vladimir Fey com a seguinte pauta: apresentação da Secretaria de Planejamento (SEPLAN) e os últimos informes dos cortes orçamentários na UFSC.

  • Estudantes: dia 16/05, 12h30 no Auditório U217.
  • Servidores: dia 16/05, às 15h10 no Auditório U217. Neste momento também será apresentado o PDI 2020-2024.

A Direção conta com a participação de todos.


Paralisação na quarta-feira, 15/05

Informa-se a comunidade acadêmica que existe a movimentação das categorias em aderir à paralisação nacional do dia 15/05. Verifique quais setores estarão funcionando e com seus professores se haverá aula neste dia.

Programação divulgada da paralisação:

  • 8h40 – Recepção aos calouros com café. Cada um pode trazer seu lanche ou fazer uma contribuição para a coletividade;
  • 9h – Roda de Conversa:
    • Histórico do movimento estudantil – Mediação: Amarilis;
    • UFSC para além dos portões – Mediação: Fátima e Wagner;
  • Quem entrou quer formar: Assistência estudantil – Mediação: Giana e Michele.
  • 10h – Roda de Conversa:
    • O que significa voltar para casa em Agosto? – Mediação: Vanessa;
    • Privilégios e direitos – Mediação: DALEM;
    • Qual a solução? – Mediação: João Luis Abrantes Bertoli, mestre em economia pela UFSC e membro da auditoria cidadã da divida.
  • 11h às 12h30min – Almoço e espaço para manifestações individuais.
  • 13h – Saída conjunta para concentração às 15h na Praça da Bandeira.

Você tem plano de Saúde da Unimed via UFSC?

A Administração publicou um comunicado esclarecendo questões relativas ao novo processo licitatório e renovação no dia 30/04. Caso ainda não tenha visto, confere neste link.

Piape – UFSC Joinville

O Piape da UFSC Joinville está com as seguintes oficinas abertas:

  • Oficina de Currículo.
  • Oficina de Oratória.
  • Workshop Reorientação Profissional.

Mais informações no site do Piape.


Informe da Biblioteca Setorial de Joinville

Prezados usuários da Biblioteca Setorial do Campus Joinville.

Em função da paralisação nacional em defesa da educação e contra os cortes de verbas, a bsjoi estará fechada no dia 15/05 (quarta-feira).

Materiais com devolução e reservas para esse dia, automaticamente passarão para o dia seguinte.

Não haverá cobrança de multa para este dia.

Agradecemos a compreensão.

Equipe bsjoi


Semana da Diversidade UFSC Joinville

Ocorrerá entre os dias 20 e 24/05 a Semana da Diversidade na UFSC Joinville. A programação completa será divulgada ainda nesta semana.

 


Workshop Alta Performance – Conemb

Palestra gratuita “O Poder da Alta Performance”, com Joelcio Corosque, dia 23/05, às 19h no Auditório U217 .

O palestrante fará uso de técnicas de coach, inteligência emocional e PNL para ajudar a despertar em você um estilo de vida de Alta Performance. Ele é empresário e tem vasta experiência no ramo automobilístico, além de ser formado em todos os cursos do INBRATA.

A organização sugere a doação de 1kg de alimento não perecível ou 1 litro de leite.


MEET UP – Encontro da indústria da construção civil com a UFSC Joinville

o Curso de Engenharia Civil promove o Encontro da indústria da construção civil com a UFSC Joinville dia 23/05, às 17h30.

Será um espaço para:

  • Promover a criação de negócios inovadores
  • Identificar desafios e oportunidades de parcerias
  • Gerar visibilidade para a UFSC, o curso e laboratórios
  • Planejar linhas de pesquisa com rápida resposta social
  • Desenvolver relações de confiança entre UFSC e Empresas
  • Formar alunos com base em projetos aplicados e com competências complementares
  • Promover a interação entre indústria e universidade, buscando fomentar os diversos benefícios que esta cooperação traz a ambos.

É necessário confirmar presença até o dia 20/05 no e-mail . Mais Informações.


Programação Sesc Joinville

A programação do SESC aqui no Informa está bem bacana, mas este mês ela está bem extensa. Então é melhor conferir diretamente na página do SESC a programação para o retante do mês de maio. Aproveite, pois tem exposições, o CineSESC, shows, Copa SESC de Futsal, entre outros.

Mais informações.


Programação da AJOTE

Você conhece a Associação Joinvilense de Teatro (AJOTE)? Como o nome já diz, é uma associação teatral que funciona na Rua XV de Novembro, em frente ao Museu de Arte de Joinville (antiga fábrica Antárica) e sempre tem uma programação teatral bem bacana, com apresentações, oficinas e cursos.

Confere a programação do mês de maio neste link.


Ágora – Imersão 4.0

Acontecerá no Ágora Tech Park, dia 28 de Maio, o evento Imersão 4.0.

Esta é uma ação do Cluster 4.0 e consiste numa jornada imersiva a fim de vislumbrar os caminhos de como implantar a Indústria 4.0 e qual o impacto desta implantação na sua empresa. O evento é pensado para o público C-Level / Diretores / Gerentes das indústrias de manufatura, que irão discutir as dores da implantação dos conceitos da Indústria 4.0 com um time de especialistas.

As vagas são limitadas. Mais informações e inscrições através do e-mail:   Via LinkedIn do Ágora.


Inovação na Indústria da Transformação

Este é o tema do Workshop que está sendo promovido pelos Núcleos de Tecnologia e Inovação e de Negócios Internacionais, todos eles da Associação das Indústrias de Joinville (ACIJ), que será realizado durante a Expogestão, às 14h30 desta quinta-feira (16/05), na Sala 3 da Expoville.

Palestrantes: Flávio Almeida (CIO ArcelorMittal Flat Carbon South América- FCSA), Francesco Carnevale (Site Head Novartis Brazil) e Francielly Hedler Staudt (Professora Doutora da UFSC). Moderação: Prof. Modesto Hurtado Ferrer.

Um evento que promete uma reflexão sobre o estado atual e os desafios para uma indústria que se repensa continuamente.

A inscrição para este Workshop é gratuita e pode ser feita neste link. Vagas limitadas.


Professores e bolsistas da UFSC Joinville realizam ação de extensão no Centro Social da BMW

Um grupo de professores e bolsistas realizaram uma ação de extensão no Centro Social da BMW no dia 25/04/2019 em Araquari. Foram realizadas atividades de difusão da ciência e tecnologia ao grupo de alunos que são atendidos no contra turno escolar no Centro Social. As atividades aconteceram no período da manhã e da tarde e foram atendidos em torno de 60 alunos de escolas de Araquari.


Bombou na Internet

O vídeo institucional da UFSC Joinville foi compartilhado nas redes sociais do campus e bombou na Internet. No Facebook foram mais de 36 mil visualizações, 2,3 mil curtidas (incluindo na página da UFSC e nos compartilhamentos) e mais de 500 compartilhamentos!

Se você não possui Redes Sociais e ainda não viu o vídeo, acesse este link.


Atlética representa UFSC Joinville no Campeonato Interfases de Curitibanos

No dia 05/05/2019, o time feminino de futsal da UFSC Joinville participou do amistoso contra a equipe da UFSC Curitibanos na abertura do Campeonato Interfases. O amistoso foi uma reedição do jogo da final do Campeonato Inter-atléticas da UFSC.

A Atlética da UFSC Joinville também foi representada pela Bateria Nota Cem e as Cheerleaders Camaleão que se apresentaram em Curitibanos.


Professor Wander Pereira palestrou na UFSC Joinville

O professor Wander Pereira da Universidade de Brasília (UnB) proferiu a palestra Felicidade no ambiente acadêmico na sexta-feira, 10/05, para comunidade acadêmica da UFSC e outras instituições que também participaram.

Juntamente com a Diretora do Campus, prof.ª Cátia de Carvalho Pinto, o Pró-Reitor de Graduação, prof. Alexandre Marino Costa, deram as boas-vindas ao prof.  Wander e a toda comunidade presente.

O palestrante iniciou falando sobre a motivação de criar a disciplina de Felicidade na UnB, que conta com cerca de 200 estudantes no semestre e a dinâmica da disciplina. Falou também sobre a sociedade do conhecimento, padrões de relacionamento, adotar a felicidade como método, buscar autoconhecimento, a felicidade na subjetividade individual e que a felicidade resulta do equilíbrio entre a satisfação geral com a vida e o bem-estar no dia a dia.

Em breve tentaremos publicar a gravação da palestra feita em vídeo.


Laboratório de Física do Campus de Joinville constrói máquina de reação em cadeia para promover aplicações práticas dos conteúdos de Física

O Laboratório de Física do Campus de Joinville realizou uma ação de extensão em parceria com a empresa franqueadora Maria Açaí, que consistiu na construção de uma máquina de Rube Goldberg (máquina de reação em cadeia) para a produção de um vídeo com o propósito de promover a marca empresarial no âmbito nacional.

O principal objetivo do projeto foi demonstrar a ampla abrangência de aplicações práticas que os conteúdos de ciências exatas podem alcançar, ressaltando que os conhecimentos discutidos em sala de aula, por mais teóricos que possam parecer, podem ser aplicados na prática e em áreas não diretamente ligadas às engenharias, como o marketing por exemplo. Como resultado do trabalho, um vídeo foi produzido e divulgado nacionalmente nas mídias sociais da marca na internet.

A equipe de marketing da Maria Açaí ficou muito satisfeita com o resultado dos trabalhos, e decidiu promover o vídeo também nos cinemas durante a semana de estreia do filme “Vingadores: Ultimato”, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Curitiba. Mais detalhes do projeto, incluindo um making of, poderão ser conferidos no site do Laboratório de Ensino de Física do campus de Joinville.