Campus Joinville Informa | Edição 05 – 11/06/2019

11/06/2019 19:44

 

Joinville, 11 de junho de 2019 | Edição nº 05.

Pesquisa de avaliação 2019 – Divulga UFSC

Esta sondagem tem o objetivo de buscar subsídios na comunidade universitária para avaliação e aperfeiçoamento editorial do informativo produzido pela Agência de Comunicação (Agecom/UFSC).

Esta pesquisa foi desenvolvida em parceria com o Grupo de Estudos em Comunicação Organizacional, Cultura e Poder (GCCOP/ PPGCOM/UFRGS). Tempo estimado de resposta: 5 minutos.

Recebimento de respostas até o dia 21 de junho. Acesso ao formulário neste link.


Reportagens especiais da Agecom sobre o Perfil Socioeconômico dos Graduandos das IFES

O Relatório Executivo – V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das IFES – que apresenta os dados da realidade brasileira foi divulgado este mês. Para apresentar os achados da pesquisa, a Agência de Comunicação da UFSC (Agecom) preparou uma série composta por quatro reportagens especiais.

A primeira abordou, de maneira geral, os dados encontrados na pesquisa que definem o perfil do graduando do Brasil e da UFSC, tais como faixa etária, cor/raça, orientação sexual/gênero. A segunda versou sobre a relação de trabalho e tempo para os estudos, como moram os estudantes, como se constitui sua renda, origem familiar e deslocamento até a universidade. A terceira reportagem falou sobre o histórico escolar desses estudantes, como se deu o ingresso na universidade e aspectos da vida acadêmica e atividades culturais. A última delas tratou de assuntos delicados, mas relevantes, tais como as dificuldades estudantis e emocionais, saúde e qualidade de vida.

Confira as reportagens na página da UFSC Joinville e compartilhe também nas suas redes sociais:

  1. Perfil do graduando UFSC: série apresenta resultados de pesquisa nacional realizada com estudantes
  2. Trabalho, estudo, deslocamento: perfil do graduando UFSC aponta uma rotina intensa
  3. Perfil do Graduando UFSC: universidade é espaço de inclusão, diversidade e acesso à cultura
  4. Ansiedade, dificuldades e superação: estudantes encontram na universidade apoio para seguir em frente

E-mails – Não clique no Link!

Tendo em vista a quantidade de pessoas que têm procurado a TI, por terem recebido e-mails iguais ou similares ao que está logo abaixo, esclarecemos que alguns e-mails da UFSC foram invadidos e estão sendo usados para repassar esse spam.

Quando a pessoa entra no link, imediatamente, sua senha do e-mail é “roubada”. Como precaução, quando a SETIC detecta um e-mail que está sendo usado como spam, eles bloqueiam a senha desse usuário.

Isso é uma precaução, pois a senha do e-mail é a mesma usadas para autenticação nos sistemas da UFSC.

Caso você tenha clicando no link, vá até o idufsc.ufsc.br e troque sua senha por uma com combinação forte, isto é, que contenha caracteres especiais (!@#%$#%#), letras MAIÚSCULAS e minúsculas, números (154363) e no mínimo 10 dígitos.

Pedimos que fiquem atentos para e-mails que solicitem senha, que tenham arquivos anexos não conhecidos ou links.

Qualquer dúvida, a equipe de TI está a disposição para esclarecimentos na sala U172.

Arquivo Fotográfico do Campus

A Direção solicita a todos que tenham fotografias do Campus desde a sua fundação em 2009 que informe a secretaria da Direção e, se possível, disponibilize as fotos para que se possa organizar uma exposição iconográfica nas comemorações dos 10 anos, em agosto.

Pedimos que as fotos sejam disponibilizadas até o dia 15 de junho.

Mais informações e modos de encaminhar as imagens, falar com a Secretaria Executiva.


Ágora Tech Park

Informamos que a programação do Ágora Tech Park está disponível no seu site, assim como o seu Estatuto.

Mais informações.

Consulta Pública para Prospecção de Temas de P&D – CELESC

A Pró-Reitoria de Pesquisa informa que a CELESC lançou a Consulta Pública para Prospecção de Temas de P&D, com o objetivo de identificar problemas, desafios tecnológicos ou oportunidades na qual o Programa de Pesquisa & Desenvolvimento ANEEL possa contribuir na construção de uma solução.

Essa Consulta Pública visa a Prospecção de Temas tem como objetivo definir o problema (dores), para que posteriormente sejam encontradas Universidades, Startups ou ICTIs que possuam condições técnicas para solucionar ou explorar essa oportunidade.

A data limite de envio é 23 de junho de 2019 e mais informações podem ser consultadas neste link.

A Propesq também divulga outras oportunidades no Portal de Oportunidades de Pesquisa – POP, que você pode assinar nesse link, validando seu e-mail.

Convocação

Novo Setor: Psicologia Educacional/Organizacional e Assistência Estudantil

A Direção do Centro Tecnológico de Joinville convoca os servidores docentes para a reunião a realizar-se nesta quinta-feira às 15h30, no auditório U217-A, para apresentação do setor de Psicologia Educacional/Organizacional e Assistência Estudantil, onde serão esclarecidos os serviços de atendimento ao estudante do campus.

Assembleia Geral Extraordinária DALEM

O Diretório Acadêmico Livre das Engenharias da Mobilidade (DALEM) convoca toda a comunidade discente, de graduação e pós-graduação, para a Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada no dia 12/06/2019, na Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Joinville, Bloco U, Sala 216, às 12h30. As pautas a serem debatidas são:

  1. Informes gerais sobre a situação dos cortes de verbas;
  2. 14 de Junho.

UFSC Joinville participa do Projeto Rota dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Na primeira semana de Junho ocorreram, em Joinville, ações em torno dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, ONU.

A ONU definiu os ODS como parte de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável que deve finalizar o trabalho dos Objetivos de Desenvolvimento Mundial (ODM) e não deixar ninguém para trás. Essa agenda, lançada em setembro de 2015 durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, foi discutida na Assembleia Geral da ONU, onde os Estados-membros e a sociedade civil negociaram suas contribuições.
[…]
A UFSC Joinville foi uma das protagonistas desta ação, responsável por expressar o ODS 7, que trata de Energia Acessível e Limpa através de um desenho da autoria do estudante Eriel Andrade, que foi pintado na Praça Lauro Muller, no Centro da Cidade, ao lado da Biblioteca Municipal.

Para ler a matéria completa, acesse o site de Joinville.


UFSC conquista, pela segunda vez, primeiro lugar no Torneio de Derivadas Interinstituições

O estudante do curso de Engenharia Aeroespacial da UFSC Joinville, Filipi Kunz, conquistou a primeira colocação no III Torneio de Derivadas Interinstituições, trazendo a segunda vitória da instituição na competição. Realizado no sábado, dia 8 de junho, em Itajaí, o torneio reuniu 24 estudantes pré-selecionados de seis universidades da região, a Católica de SC, PUC, UFSC-Joinville, UTFPR, UEPG e UNIVALI.  O evento tem como objetivo principal promover a troca de experiências e conhecimento a respeito do assunto de derivadas de funções, ferramenta essencial para os cursos de Engenharia.

Representando a UFSC, também estiveram presentes os estudantes Adolfo Steiner da Silva, Lillian Rodrigues e Sarah Aguiar, todos participantes do projeto de extensão da UFSC, Maratona de Cálculo.

Para mais informações, acesse o site oficial do projeto e as páginas no Instagram e Facebook.

Festival Varilux de cinema francês 2019

Ocorre entre os dias 6 e 19 de junho o Festival Varilux de Cinema Francês 2019 na Galeria 33 em Joinville.

O Festival é um evento de edição que acontece simultaneamente e a cada ano alcança um sucesso maior de público e mídia. Desde 2017, consagrou-se como o maior festival de cinema francês do mundo. Em 2018, esteve presente em 88 cidades angariando um público de 172 mil pessoas.

Programação

06 a 19/06 com sessões começando entre 17h e 23h. A programação é feita de uma seleção de 20 títulos inéditos no país com o melhor da recente filmografia francesa, com destaque para a diversidade de gêneros – comédia, thriller, filme de autor, drama.

Ingressos: R$ 25,00 inteira / R$ 12,50 meia

Horários e mais informações.


Programação SESC Joinville

A programação do SESC Joinville até o final de junho está bem diversificada, como sempre. Confira!

Mais informações.


Programação da AJOTE

A Associação Joinvilense de Teatro está com oficinas e espetáculos neste mês de junho, confira:

  • 15/06 Oficina: Maculelê e seus movimentos corporais
  • 16 e 22/06 Espetáculo: A indiferente solidão de todas as coisas
  • 23/06 Mostra teatral – Festival Belas Artes 2019
  • 29 e 30/06 Espetáculo: Entardecer.

Mais informação com horários e ingressos.

2º Encontro Aberje Santa Catarina

O Capítulo Aberje Santa Catarina recebe convidados especiais para a 2ª edição do Encontro Aberje Santa Catarina, tendo como tema “Como construir narrativas de marca engajadoras em tempos de transparência absoluta” no dia 12/06/2019, às 9h30 no Ágora Tech Park.

Na ocasião, haverá palestra e lançamento do livro “Truthtelling – Por marcas mais humanas, autênticas e verdadeiras”, e ainda apresentação de cases, finalizado por mesa-redonda e interação com a plateia.

O evento vai analisar como uma proposta de autenticidade pode impactar os stakeholders, como comunidade, investidores e colaboradores, moldando e fazendo refletir sobre a forma como se faz comunicação nos dias de hoje.

O evento é aberto ao público, com inscrição prévia e sem taxa.

Mais informações.


Liderança Feminina em Ação

Release: Liderança Feminina sob uma ótica mais prática. Incorporando conhecimentos e ferramentas que agreguem novos diferenciais ao seu desempenho diário, para tornar sua liderança ainda mais efetiva e estratégica.

Programação:

  • 19h Palestra: O Protagonismo da Liderança Feminina através da Inteligência Emocional
    Shirlei Rescarolli
    Diretora, Consultora e Designer de Educação em Gestão Organizacional e Desenvolvimento de Pessoas no Instituto ModHU.
  • 20h30 Coffee com networking
  • 21h Palestra: A Importância da Oratória para as Grandes Líderes
    Lena Souza. Palestrante, Escritora, Comunicadora, Speakrs do TEDX Bom Retiro, campeã mundial de oratória pela JCI. Idealizadora do treinamento Superatória.

Dia 13/06, 19h, no Ágora Tech Park.
Ingressos e mais informações.


EdUFSC participa da Feira do Livro de Joinville

A Editora da UFSC está participando da Feira do Livro de Joinville, que ocorre entre os dias 7 e 16 de junho de 2019, no Centreventos Cau Hansen.

A Feira fica aberta de segunda a sábado, das 9 às 21h e das 10 às 20h nos domingos.

Mais informações:
Programação completa da Feira do Livro.

Obras publicadas pela EdUFSC.

Professor e alunos da UFSC Joinville participam do evento Imersão 4.0

Foi realizado em Joinville, no último dia 28 de maio um evento com formato inédito, o Imersão 4.0, organizado pelo Cluster 4.0 – composto pela Acate, Vertical Manufatura, Associação Brasileira de Internet Industrial, Abimaq-GTMAV, que foi realizado no Ágora Tech Park, reunindo profissionais de diferentes setores da indústria e desenvolvedores de tecnologias.

Representando a UFSC Joinville, estavam presentes o professor Modesto H. Ferrer e os alunos Rodrigo Cane e Gabriel Spricigo, líderes do projeto da Equipe Fórmula CEM UFSC que também atuaram como especialistas na resolução de problemas relacionados ao desenvolvimento acelerado.


Estudantes fazem vídeos explicativos da UFSC Joinville

Os estudantes e bolsistas de graduação da UFSC Joinville seguem fazendo e publicando os vídeos de conscientização e divulgação dos projetos desenvolvidos no Centro Tecnológico de Joinville por meio do Canal do YouTube chamado “Pesquisa Alunos – CTJ UFSC”, com os vídeos “Pesquisas de Engenheiro”.

Ainda não viu os vídeos? Confira no Canal do YouTube.


Estudantes de mestrado visitam empresa em Jaraguá do Sul

Nesta sexta-feira, 07/06, os estudantes da UFSC Joinville, juntamente com o Prof. Pedro Paulo de Andrade Júnior da disciplina de Gerenciamento de Inovação Tecnológica, do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Ciências Mecânicas (Pós-ECm) UFSC Joinville visitaram a empresa WEG, no departamento de Pesquisa e Inovação Tecnológica da WEG Motores, a fim de conhecer a estrutura organizacional, sua visão para inovação tecnológica e como a gestão de inovação interage com universidades e startups.

O grupo foi recebido pelos mestrandos Alcides Fediuk Junior, Rafael Fernando Junckes e Ricardo Felipe Junckes. A apresentação ficou por conta do coordenador do departamento, Hugo Gustavo Gomez Mello, que explicou as etapas, comissões e procedimentos que a WEG utiliza para a inovação em seus produtos. No decorrer da apresentação o coordenador de gestão da inovação, Matheus André Campregher, deu continuidade com os assuntos de patentes, startups e indústria 4.0. No decorrer da conversa, os acadêmicos contribuíram com a apresentação ao tirarem suas dúvidas sobre o tema abordado.

Após o bate-papo, os estudantes da UFSC Joinville realizaram uma visita pelos laboratórios de pesquisa e Inovação da WEG. Conduzidos por Hugo Gustavo Gomez Mello, conheceram os laboratórios de Vibrações, Rolamento, Fluído-Termo-Acústica, Controle e Instrumentação, Ensaios de Motores Elétricos, Materiais Elétricos e Magnéticos, Alta Tensão, Materiais Isolantes, Ensaios Mecânicos e Laboratório Químico.

O departamento de Pesquisa e Inovação Tecnológica WEG é composto por 11 grupos de competência, sendo eles, Grupo de Materiais Elétricos e Magnéticos, Grupo de Sistemas Isolantes, Grupo de Materiais Poliméricos, Grupo de Variação de Velocidade, Grupo de Mancais, Grupo de Fluido-Termo-Acústica, Grupo de Análise Estrutural, Grupo de Vibrações, Grupo de Análise Eletromagnética, Grupo de Ensaios Especiais, Grupo de Gestão da Inovação.

Entrevista da Equipe Babitonga ao canal Baía da Babitonga

Na última quarta (29), a Equipe Babitonga apresentou seu projeto e gravou uma matéria para o canal Baia da Babitonga.

Confira a entrevista neste link.

Visita dos alunos de engenharia naval da UFSC Joinville à empresa Tecnotempera

Alunos do Curso de Engenharia Naval visitaram a empresa Tecnotempera. A visita foi guiada pelo também aluno Daniel Bockor que trabalha na empresa e mostrou os tratamentos térmicos em materiais metálicos.