Campus Joinville Informa | Edição 13 – 8/10/2019

08/10/2019 18:40

 

Joinville, 8 de outubro de 2019 | Edição nº 13.

Cancelamento SEPEX e manutenção da SNCT em Joinville

Havia a possibilidade da SEPEX ser realizada de forma descentralizada em cada Centro da UFSC, mas esta alternativa não foi apreciada no CUn. Portanto, ficou cancelada a SEPEX no Campus de Joinville.

A SNCT está mantida e será realizada nos dias 14/10 e  30/10. Foi necessário alterarmos um dos dias do evento pois os recursos oriundos do edital da SNCT do CNPq, necessários para realização de oficinas com os alunos do ensino médio e fundamental, ainda não estão disponíveis. A programação da SNCT será divulgada pela Comissão Organizadora, amanhã, 9/10 no seu site http://snct.joinville.ufsc.br.

Contamos com o empenho e a colaboração de todos para o sucesso do evento.

Cordialmente,
A Direção.
(E-mail encaminhado dia 2/10/2019)

Última semana para inscrição do Vestibular Unificado UFSC/UFFS 2020

Encerra-se na próxima segunda-feira, 14/10, as inscrições para o Vestibular Unificado 2020 da Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal da Fronteira Sul.

As provas serão realizadas nos dias 7, 8 e 9 de dezembro e são oferecidas 5.174 vagas (4.513 na UFSC e 661 na UFFS) em 145 opções de cursos (100 na UFSC e 45 na UFFS). As Universidades irão promover o concurso conjuntamente: os candidatos poderão optar, no momento da inscrição, por uma das instituições, respondendo a mesma prova para o ingresso na graduação.

Mais informações.


Proibido fumar no Bloco Central

Devido a questionamentos e reclamações de pessoas fumando junto ao Bloco Central (atrás da cantina) a Direção verificou a Lei Antifumo (Lei 12.546) aprovada em 2011, mas regulamentada em 2014, que proíbe o ato de fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como halls e corredores de condomínios, restaurantes e clubes – mesmo que o ambiente esteja parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou toldo.

Assim, a partir desta semana, estarão sendo retirados os bancos e o bituqueiro que se encontra junto ao Bloco Central e realocados para áreas descobertas da UFSC Joinville.

Agradecemos a compreensão de todos.
Direção Administrativa.


Programação SNCT na UFSC Joinville

A Comissão Organizadora da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFSC Joinville informa que será divulgada a programação da SNCT no Campus de Joinville amanhã, 9/10, no seu site http://snct.joinville.ufsc.br. O evento ocorre nos dias 14/10 e 30/10.

Materiais de audiovisual passam a ser responsabilidade da TI

A partir desta semana (7/10/2019), os materiais de audiovisual, como caixa de som, projetores, microfones, entre outros, passam a ficar no Setor de Tecnologia de Informação para empréstimos a servidores.

Direção Administrativa.


Dia 25 de outubro é o último dia para as solicitações de apoio financeiro para cursos e eventos

Atenção: Dia 25 de outubro é o último dia para as solicitações de apoio financeiro para cursos e eventos.

Tendo em vista o que estabelece o Ofício Circular 006/2019/SEPLAN, a Coordenadoria de Capacitação de Pessoas (CCP/DDP) informa que os processos de pagamento de taxa de inscrição em eventos e cursos devem ser autuados até o dia 25/10/2019. Após está data serão indeferidos.

Este prazo se justifica em função dos trâmites que este tipo de processo exige.

Eleições CUn

Até amanhã (09/10) estão abertas as inscrições de chapas (Titular + Suplente) para a eleição de Representante Docente do CTJ no CUn. As inscrições podem ser feitas por meio de fichas disponíveis na Secretaria da Direção do CTJ, das 7h às 19h.

As eleições ocorrerão no dia 06/11, das 9h às 17h, na Sala de Reuniões (U195).

Processo seletivo Hydra Nautidesign

Está aberto o processo seletivo da equipe Hydra Nautidesign. As inscrições poderão ser feitas até dia 11/10, neste link.

O projeto que a equipe desenvolve, baseia-se na criação de uma embarcação do tipo rebocador portuário, com características definidas pelo próprio edital anual da competição Desafio Universitário de Nautimodelismo. Aos interessados, preencham com atenção o formulário e confiram os dados cadastrados para entrarmos em contato.


PET CULTURA

PET EMB traz a UFSC Joinville o PET CULTURA! Serão alguns dias nesse mês de outubro em que estarão sendo realizados eventos e atividades de recreação para os estudantes do nosso campus! Confira abaixo a programação:

  • Fotos e Poemas: se você fotografa e/ou escreve, mande para nós suas obras entregando diretamente na sala do PET (U132) ou enviando no nosso e-mail: .
  • Mostra de Talentos

Se você possui alguma habilidade que quer mostrar para o mundo, ou pelo menos para a comunidade da UFSC JOI, esta é a hora! O PET EMB em parceria com o Rotaract organizará a Mostra de Talentos no dia 14/10 às 12h30, para se inscrever acesse esse link . Para efetivar a inscrição é necessário a doação de 1kg de alimento não perecível que será destinado ao Lar de Idosos de Joinville.


Vaga de estágio na Macnica DHW Ltda

Descrição do perfil de cargo de assistente para o escritório da Macnica DHW Ltda no escritório do Ágora Tech Park:

  • Auxiliar na condução das rotinas do escritório (receber contatos, agendar reuniões, controlar documentos, etc.)
  • Auxiliar no acompanhamento dos contatos comerciais e propostas (agenda, arquivos, organização de material, etc.)
  • Auxiliar na identificação de oportunidades de negócios ligados a IoT e Smart Cities (pesquisa de informações, levantamento de dados para propostas e projetos, etc.)
  • Estudante de Engenharia (de preferência a partir da 5ª fase)
  • Carga horária de 20h/semanais ou 30h/semanais
  • Forma de contratação e remuneração a combinar (estágio ou menor aprendiz)
  • Início da operação: 01/11/2019.

Interessados encaminhar currículo para

Palestra com Lia Medeiros

A palestra “A primeira imagem de um buraco negro” será ministrada pela astrônoma e física Lia Medeiros, nos dia dia 15 de outubro (terça-feira), no Campus da UFSC Joinville. O evento é uma ação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na UFSC. No dia 16 de outubro Lia ministrará a palestra em Florianópolis.

A brasileira é especialista em testar as teorias da física nas condições extremas do espaço. Ela integrou a equipe de mais de 200 cientistas de todo o mundo que está por trás de um dos avanços mais significativos da Astronomia até hoje: a primeira fotografia de um buraco negro. A imagem foi obtida por meio de uma combinação de sinais capturados por oito radiotelescópios. Em seguida, a foto foi montada com a ajuda de um “telescópio virtual”, criado por algoritmos feitos pelos pesquisadores do projeto Evento Horizont Telescope (EHT).

Lia atuou tanto na equipe que realizou as simulações teóricas quanto em um dos quatro times do grupo de imagens. Os pesquisadores usaram diferentes algoritmos para ter os pedaços da imagem do buraco negro captados pelos sinais dos radiotelescópios e preencher os espaços vazios para completar a “fotografia”. Confira a programação das palestras:

Palestra “A primeira imagem de um buraco negro”. Dia 15/10, às 14h30 no Auditório da UFSC Joinville.


Colóquio de C&T

Título: Vestígios e subversões: experiências de um corpo que dança em Joinville.

Resumo: A conversa abordará a pesquisa em dança de Leticia defendida recentemente no Mestrado em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina. Durante sua pesquisa Leticia analisou de forma crítica a produção de dança em Joinville e registrou as suas próprias experiências artísticas como tentativas de bagunçar algumas ordens instauradas.

Data: 10/10 (quinta-feira), 15h30 no Auditório U217.

Mais informações.


Palestra WEG: Novas Tecnologias de Máquinas Elétricas

O Coordenador do PPGESE convida para a palestra do engenheiro Sebastião Nau, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da WEG. Neste evento, serão discutidas tendências e inovações na área de Máquinas Elétricas, destinadas a um variado conjunto de aplicações.

A palestra é aberta a toda a comunidade do CTJ, incluindo professores, alunos de pós-graduação e graduação (sobretudo Eng. Mecatrônica, Ferroviária, Automotiva e Naval).

É uma excelente oportunidade para entrar em contato com as últimas tendências tecnológicas na área, bem como realizar contatos com este importante “link” na WEG.

Serviço:
Palestra: Novas Tecnologias de Máquinas Elétricas com Sebastião Nau.
Quando: quinta-feira, 10/10, às 15h.
Onde: CTJ, sala U217A (auditório)


FAB LAB

Nesta quinta-feira a UFSC Joinville receberá membros do FabLab Joinville para um encontro em que eles apresentarão o FabLab e então conversaremos sobre parcerias com o CTJ em projetos de pesquisa e/ou extensão.

Estão todos convidados para este encontro na quinta-feira, 10/10/2019, às 17:30 na sala U213.

Mais informações.


Workshop GPCAM – Tecnologias da usinagem

O GPCAM convida a todos a participar do curso Workshop “Tecnologias da Usinagem”.

O curso está oficialmente marcado para ocorrer nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2019. Horário: 17:00 às 21:00.
Local: UFSC – Campus Joinville – Sala U206.
Valor do ingresso: Um quilo ou um litro de alimento (entregue no dia do evento)

Vagas limitadas – Informações em: https://gpcam.ufsc.br/

As inscrições podem ser realizadas neste link.

  

Egresso da UFSC Joinville é Premiado em Concurso na França

O engenheiro civil Rodrigo Shigueiro Siroma, graduado pelo Centro Tecnológico de Joinville (CTJ) e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas (Pós-ECM), orientado pelo Prof. Breno Salgado Barra em ambas as jornadas no Laboratório de Desenvolvimento e Pesquisa em Pavimentação (GDPPav/LDTPav) da UFSC, e atualmente em doutoramento na École Centrale de Nantes, em parceria com o Institut Français des Sciences et Tecnologies des Transports, de l’Aménagement et des Réseaux (IFSTTAR), na França, foi premiado neste mês de outubro no concurso de melhor vídeo de tese entre os doutorandos do departamento Matériaux et Structures (MAST) do IFSTTAR, em que o objetivo era explanar o contexto da tese em aproximadamente 3 minutos.

Rodrigo atua em um projeto do Governo Francês em conjunto com grandes empreendedores do setor rodoviário, recebendo bolsa de estudos pelo projeto, dedicando-se ao estudo da reologia de ligantes betuminosos, sendo orientado pelos pesquisadores Emmanuel Chailleux e Mai-Lan Nguyen, fortemente respeitados pelo nível científico de suas pesquisas em âmbito mundial na área de pavimentação.

Parabéns!! O vídeo premiado pode ser visualizado neste link.

Agenda Cultural SESC Joinville

A agenda cultural do SESC de 8/10 a 26/10.

Mais informações.


Associação Joinvilense de Teatro – Ajote

  • 12 e 13/10 | 16h | Fadas
  • 16/10 | 20h | Esboço de Memórias (Gratuito)
  • 17/10 | 20h | Werwolf (Gratuito)
  • 18/10 | 20h | Peso Bruto (Gratuito)
  • 19/10 | 20h | Frágil, ou, essa dança é 30 minutos mais longa do que poderia ser para competir (Gratuito)
  • 20/10 | 15h, 17h e 19h | D Dance Roots em Cena
  • 26/10 | 8h-22h | Primavera Urbana

Mais informações.


Teatro Juarez Machado – Dança

10 e 11/10 | 20h | A Magia e o Romantismo do Ballet Clássico
Neste espetáculo, a Escola Bolshoi apresenta grandes clássicos que fazem parte do repertório da instituição. A noite começa com toda magia do I ato do balé “O Quebra-Nozes”, que promete inspirar o público a entrar no clima do natal, em uma festa de conto de fadas, repleta de personagens alegres, vibrantes e encantadores. Em seguida, todo romantismo e plasticidade do mais puro clássico, com o balé “Chopiniana”, ao som de Chopin.

Mais informações.


1ª Semana Virginia Woolf de Arte e Literatura

Com o objetivo de empoderar e difundir a escrita de autoria feminina, o Coletivo Virginia promove, de 16 a 19 de outubro, a primeira edição da Semana Virginia Woolf de Arte e Literatura, no Sesc Joinville e no Gajah Hostel. São mais de dez convidadas na programação, que procura valorizar o trabalho de escritoras, tradutoras, críticas literárias e acadêmicas, tendo como ponto de partida as obras da autora inglesa Virginia Woolf.

A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição.

Mais informações no evento do Facebook.

Conquer Day – Joinville

O Conquer Day em sua 2° edição em Joinville, é um evento que contará com a presença de 3 líderes de destaque em suas áreas, os quais irão compartilhar com o público suas experiências profissionais e o caminho percorrido para se tornarem profissionais de referência no mercado. Tudo isso para que você possa se inspirar e aprender para também se tornar um profissional de destaque. Prepare-se para uma noite de muito conteúdo e aprendizados.

Palestrantes:

  • Suzana Carvalho – Diretora @ Uiken
  • Renersson – Coordenador Comercial @ Mercos
  • Sidnei Junior – Co fundador @ Conquer

Onde? Auditório Ágora Tech Park
Quando? 16 de outubro de 2019, 19h-22h30
Quanto? 1kg de alimento, que será doado para uma Instituição.

Mais informações.

Universidade Federal de Sta. Catarina terá a menor verba dos últimos 10 anos

Em reportagem publicada nesta segunda-feira, dia 7 de outubro, o jornal Folha de S. Paulo apontou que a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) terá o menor orçamento da década no ano de 2020. O texto intitulado ‘Universidade Federal de Sta. Catarina terá a menor verba dos últimos 10 anos’ foi divulgado junto a uma série de notícias sobre o mais recente Ranking Universitário da Folha (RUF).

Mesmo ocupando a sétima colocação entre as universidades brasileiras e a quarta entre as federais, a matéria de César Rosati fala sobre a ‘dura tarefa’ da UFSC no próximo ano letivo: gerenciar o menor orçamento dos últimos dez anos com um volume total de alunos 40% superior. A reportagem destaca ainda que, em uma década, a instituição catarinense criou 27 cursos de graduação, quase dobrou o número de pesquisas e ações de extensão, além de ter montado quatro novos campi (Joinville, Curitibanos, Blumenau e Araranguá).

Clique aqui para ter acesso à matéria da Folha de S. Paulo.


UFSC é a quarta melhor universidade federal do país, conforme ranking da Folha de S.Paulo

 

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é a quarta melhor universidade federal brasileira, atrás apenas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de acordo com o Ranking Universitário da Folha (RUF), publicado nesta segunda-feira, 7 de outubro, pelo jornal Folha de S.Paulo.

Na listagem geral, que considera ainda as instituições estaduais e privadas, a UFSC figura na sétima colocação (ver tabela abaixo). Na edição deste ano, estão no topo do ranking a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As melhores instituições brasileiras continuam no Sudeste e no Sul do país. Fora dessas regiões, a primeira a se destacar é a Universidade de Brasília (UnB), em 9º lugar. E a melhor instituição privada, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), aparece somente em 18º lugar.

Para ler a matéria completa feita pelo Maykon Oliveira/Jornalista da Agecom/UFSC, acesse este link.

Outubro Rosa – Campanha Centro de Hematologia e Oncologia – CHO

Todos os anos o mês de outubro começa rosa. A campanha de conscientização e luta contra o câncer de mama chama a atenção para a doença que somente em 2019 tem estimativa de 59.700 novos casos no Brasil. Sabendo da importância das ações do Outubro Rosa, o Centro de Hematologia e Oncologia – CHO realiza diversas atividades durante o mês. A campanha “De todas as rosas você é a mais bela! Se ame e se cuide” reforça a importância dos cuidados na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

A programação iniciou no dia 1º de outubro, com um bate-papo mediado pela oncologista Andrea Santin, no Shopping Mueller.

O CHO também estará presente no dia 9 de outubro, em evento no restaurante Glória em prol da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joinville. A entrada custa R$ 45,00 e podem ser adquiridos na Silly Modas, Cila Budal Cabeleireiros e Imobiliária Zattar. O valor arrecadado com a venda dos jantares será destinado à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joinville.

Assim como palestras em shopping e eventos, o CHO também participa de ações sobre o Outubro Rosa em empresas e indústrias da cidade. Além disso, o CHO é um dos apoiadores da Caminhada do Bem, que será realizada no dia 19 de outubro, no Mirante do Boa Vista.

Mais informações.