Campus Joinville Informa | Edição 14 – 22/10/2019

22/10/2019 19:23

 

Joinville, 22 de outubro de 2019 | Edição nº 14.

IV FORPLAD ocorre na UFSC Joinville

Esta semana ocorre o IV Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior – FORPLAD na UFSC Joinville.

O FORPLAD tem caráter permanente e reúne os Pró-Reitores de Planejamento, de Administração e ocupantes de cargos equivalentes destas instituições.

Edital de Transferências e Retornos

O Departamento de Administração Escolar (DAE) da UFSC publicou Edital nº 45/GD/DAE/2019 referente as vagas para transferências e retornos em seus cursos de graduação, para ingresso no primeiro semestre de 2020. Ao todo, são 4.104 vagas distribuídas nos cinco campi da UFSC. Em Joinville, são ofertadas 214 vagas em sete cursos de graduação.

Inscrições ocorrem de 21 de outubro a 1º de novembro de 2019, na Secretaria Acadêmica (sala U160) para os cursos do Campus Joinville e para os demais, nas Coordenadorias dos cursos. O resultado será divulgado no dia 2 de dezembro, no site do DAE.

Formulários disponíveis para download.

 


UFSC desenvolve sistema de assinatura digital para comunidade acadêmica

Eliminar a necessidade de papel, carimbo, segunda via, além de dar agilidade e segurança para os trâmites internos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) são algumas das vantagens do O serviço de assinatura digital está disponível para estudantes, docentes e técnicos-administrativos. Os documentos podem ser assinados e compartilhados digitalmente com outras pessoas.

Um exemplo é a tramitação dos relatórios de atividades dos estágios não-obrigatórios da UFSC. Os estudantes precisam das assinaturas do supervisor do estágio, do professor orientador e do coordenador de estágios – nesta ordem, buscando cada um presencialmente. Com o , tudo poderá ser feito digitalmente: em poucos cliques é possível assinar digitalmente e compartilhar o documento com as pessoas responsáveis.

A utilização da Certificação Digital na Universidade busca garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica, assim como as aplicações que utilizem certificados digitais, bem como a realização de transações eletrônicas seguras no âmbito da UFSC.

O é uma iniciativa conjunta da Coordenadoria de Certificação Digital (CCD), do Laboratório de Segurança em Computação (LabSEC) e da Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC).

Mais informações.


Após desbloqueio orçamentário, UFSC suspende medidas e planeja nova Sepex

A Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) emitiu uma nota na sexta-feira (18/10) a respeito do desbloqueio total do orçamento de custeio da instituição. Na nota, a UFSC suspende medidas restritivas e planeja a retomada de ações como a realização da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), que seria realizada nesta semana.

Leia, na íntegra neste link.

Edital Plano de Saúde

O Departamento de Atenção à Saúde da Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (DAS/PRODEGESP) informa à comunidade universitária a publicação do Edital de licitação para a contratação de pessoa jurídica prestadora de serviços de plano privado de assistência à saúde. A nova licitação visa dar continuidade a política de assistência à saúde suplementar, atualmente regida pelo contrato 010/2014, para os servidores docentes e técnico administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina, além de seus respectivos dependentes.

O pregão nº 303/2019 está programado para ocorrer no dia 23 de outubro de 2019 às 9:00h por meio da plataforma eletrônica Comprasnet. O edital pode ser acessado na íntegra através da página de Transparência hospedada no site do plano de saúde UFSC: www.planodesaude.ufsc.br/transparencia
A partir do resultado final do pregão eletrônico, o DAS/PRODEGESP irá estabelecer e, posteriormente, divulgar cronograma de migração dos beneficiários para o novo plano.

E-mail enviado dia 11/10/2019.


Marcação de férias

A data limite para marcação de férias referente ao exercício 2020 é quinta-feira, 7/11/2019, para que se possa organizar a escala de férias do próximo ano. Todos devem agendar suas férias, inclusive aqueles que entraram em exercício em 2019.

E-mail encaminhado dia 8/10/2019. Mais informações:

Eleição Chefe de Departamento

Estão abertas as inscrições para a eleição de Chefe e Subchefe do Departamento de Engenharias da Mobilidade até o dia 29/10/19.

Confira o regulamento para o processo neste link.


Plano departamental de capacitação docente

A Comissão de elaboração do Plano Departamental de Capacitação Docente (2020-2023), solicita atualização da planilha de afastamento disponível no e-mail encaminhado no dia 18/10. O link ficará disponível até o dia 25/10.

Edital de Colaboradores Vestibular Unificado UFSC/UFFS 2020 – CTJ

Está aberto no período de 22 de outubro a 3 de novembro de 2019 o cadastramento de alunos visando à seleção de Colaboradores para compor as equipes de Fiscalização que atuarão no Concurso Vestibular Unificado UFSC/UFFS 2020 no Campus de Joinville.

Inscrições e mais informações.


Assembleia Geral DALEM

O Diretório Acadêmico Livre das Engenharias da Mobilidade (DALEM) convoca toda a comunidade discente, de graduação e pós graduação, para a Assembleia Geral a ser realizada no dia 24/10/2019, na sede da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Joinville, Bloco U às 15h20. As pautas a serem debatidas são:

  • Informes;
  • Prestação de contas;
  • Regime eleitoral 19/20.

Divulgação Módulo III do PIAPE

Módulo III – APLICAÇÕES DA DERIVADA

EMENTA: Taxa de Variação. Diferencial. Regra de L’Hospital. Teorema de Rolle e do Valor Médio. Máximos e Mínimos de uma Função. Funções Crescentes e Decrescentes. Critérios para Determinar Extremos de uma Função. Concavidade e Pontos de Inflexão. Esboço de Gráficos de Funções. Problemas de Maximização e Minimização. Fórmula de Taylor. Carga-horária: 6 horas-aula

Turma 1

  • Quartas-feiras, das 13h30min às 15h10min
    De 23/10, 30/10 e 06/11, na sala U115
    Inscrições: http://inscricoes.ufsc.br/mod3-matematica-t1

Turma 2

  • Quartas-feiras, das 15h20min às 17h
    De 23/10, 30/10 e 06/11, na sala U115
    Inscrições: http://inscricoes.ufsc.br/mod3-matematica-t2

UFSC Joinville sedia evento científico com participação internacional na área de pavimentação

O Grupo de Desenvolvimento e Pesquisa em Pavimentação (GDPPav) da UFSC Joinville convida toda a comunidade para as palestras dos pesquisadores Yves Brosseaud, do Institut Français des Sciences et Technologies des Transports, de L’Aménagement et des Réseaux (IFSTTAR), de Nantes/França, e Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, Diretor de Planejamento e Pesquisa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/IPR), sobre o tema Metodologia de Formulação de Misturas Asfálticas e Dimensionamento de Pavimento.

Será dia 28/10, às 8h30 no Auditório U217. Inscrições gratuitas.

Mais informações.


Maratona de Cálculo

A maratona de cálculo da UFSC Joinville chega a 4ª edição e as inscrições seguem abertas até o dia 6/11.

As inscrições serão por duplas e a competição será feita em duas etapas: a primeira fase é classificatória e consiste em resolver 10 derivadas. Nesta etapa, serão selecionadas as 8 melhores dupla (que acertarem mais e forem mais rápidas). Na segunda etapa, as duplas selecionadas competirão em fase eliminatória de mata-mata (quartas de final, semifinal e final).

A primeira fase ocorre dia 7 de novembro e a fase eliminatória ocorre entre os dias 12 e 14 de novembro. Haverá premiação para os três primeiros lugares.

Inscrições e mais informações.


Palestra Qualidade de vida / Alimentação saudável

Ainda em comemoração ao dia do Professor e pensando sempre na qualidade de vida e bem estar dos Professores(as) a APUFSC convida para a palestra Qualidade de vida / Alimentação saudável no dia 24/10 (quinta-feira), às 15h30min na sala U217, com o Nutricionista Michel Calcagno, nascido no Uruguai, apresentador do programa Saúde na Cozinha, canal local CWB, co-autor do livro Viva Melhor, o mesmo participou de inúmeros programas de TV além de palestrar sobre o tema em diversas empresas de diversos países.

O tema abordado sobre Qualidade de vida, sobre alimentação os malefícios da incompatibilidade alimentar e os benefícios da alimentação saudável para prevenir doenças como: stress, problemas cardiovasculares, colesterol, pressão arterial, diabetes, obesidade, depressão, entre outros.

A palestra é gratuita e aberta ao público.

Agenda Cultural SESC Joinville

A agenda cultural do SESC de 22/10 a 9/11.

Mais informações.


Eventos da quinzena em Joinville


Clique na imagem para ampliar.

I Hackathon Semana Lixo Zero: Construção Civil

A Semana Lixo Zero Joinville (www.semanalixozerojoinville.com.br) é um evento que tem como objetivo empoderar e trazer soluções para que a meta Lixo Zero seja alcançada, propondo discussões e debates sobre a gestão de resíduos em diferentes setores da sociedade

Em parceria com a Rôgga Empreendimentos e o Projeto Resgate, a Semana Lixo Zero apresenta o “I Hackathon Semana Lixo Zero: Construção Civil” que tem por finalidade o desenvolvimento de projetos e soluções inovadoras e aplicáveis para Gestão de Recursos e Resíduos da Construção Civil, serão 4 desafios e 10 equipes em uma maratona de 40h nos dias 24 e 25 de Outubro, no Ágora Tech Park. Como premiação, serão disponibilizadas 2 bolsas de estágio, remunerado, de 6 meses na Rôgga Empreendimentos.

Inscrições e mais informações.


Palestra Eficiência Energética e Mercado Livre

Palestra “Eficiência Energética e Mercado Livre – Conheça as alternativas para realizar a Gestão de Energia da empresa e reduzir o custo da energia elétrica”.

O evento, promovido pela equipe da empresa Perfil Energia, falará a respeito de eficiência energética (substituição de lâmpadas e motores) e da geração (fotovoltaica e renováveis), além de abordar o mercado livre de energia elétrica. Também haverá orientação sobre um equipamento que permite medir as grandezas elétricas de equipamentos e/ou circuitos elétricos, transmitindo uma série de dados via WiFi para a elaboração de relatórios e acompanhamento.

Data: 23/10/2019
Horário: 14h
Local: Auditório do Ágora Tech Park
Inscrições gratuitas.
Contato para mais informações : 47 98809-6716 (José Emílio Steffen)

  

Feira das profissões Escola Dr. Jorge Lacerda

No dia 4 de outubro o PET e alguns grupos de competição participaram de uma feira de profissões, realizada na E.E.B Dr. Jorge Lacerda, com o intuito de divulgar o Centro Tecnológico de Joinville e os cursos da UFSC Joinville.


  

Visita a Escola José Duarte Magalhães

No dia 9 de outubro a equipe InfraTEC visitou a escola E.E.B. José Duarte Magalhões e apresentou um pouco do funcionamento e os cursos oferecidos pela UFSC Joinville, com ênfase na área de atuação do engenheiro civil de infraestrutura.

Foi feito o Desafio do Marshmallow com os alunos da escola com a intenção praticarem um pouco a lógica da engenharia.


  

SNCT 2019 na UFSC Joinville

No dia 14/10 a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2019 na UFSC Joinville. Com o tema Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável, a SNCT é um evento anual promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Nesse dia o Campus recebeu a visita de alunos do Lar Abdon Batista e o Instituto Priscila Zanetti.

A programação da SNCT 2019 segue no dia 30/10. Mais informações.


Diretora do Campus visita nova linha de motores da GM

A Diretora do Campus, Prof.ª Cátia de Carvalho Pinto, participou nesta terça-feira, 22/10, da inauguração da nova linha de motores da GM que ocorreu simultaneamente com a entrega do Prêmio GM de Sustentabilidade 2019.

Na oportunidade, a Diretora agendou com o Vice-Presidente da empresa para o Brasil e Mercosul, Sr. Marcos Munhoz, uma nova visita ao Campus de Joinville, em novembro. Link para a notícia.