Campus Joinville Informa | Edição 04 – 28/05/2019

28/05/2019 20:17

 

Joinville, 28 de maio de 2019 | Edição nº 04.

Datas reservadas para reuniões dos Órgãos Deliberativos do CTJ

  • 30/05 – Colegiado dos Cursos
  • 06/06 – Colegiado Delegado do Departamento

UFSC disponibiliza 3.659 vagas para transferências e retornos


Aberto o edital de disciplina isolada do PPGESE

O programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Eletrônicos – PPGESE está com inscrições abertas para cursar disciplina isolada no segundo trimestre, que inicia-se em 10 de junho. As inscrições são até o dia 31/05/2019. Mais informações.

Alteração horário ônibus interno no Perini

A Direção Administrativa informa que os horários dos ônibus internos do Perini Business Park foram alterados. Confira as alterações encaminhadas por e-mail ou no anexo.

Horário de início das aulas 2019-2

O Conselho da Unidade do Centro tecnológico de Joinville pede a opinião de docentes e discentes a respeito do horário de início das aulas no semestre de 2019.2.

A pesquisa está disponível neste link até dia 14/06/2019.


Levantamento de atividades extras para servidores e alunos

Esse levantamento visa analisar o interesse dos alunos e servidores do CTJ em participar de atividades extras. Elas seriam ofertadas no próprio campus, para comunidade acadêmica, geral e para idosos. É uma parceria do projeto interIDADE no conVIVER (em fase final de criação), Rotaract, DALEM, PET e CALNAV.

Formulário disponível neste link.


Convocação de Assembleia Geral Extraordinária do DALEM

O Diretório Acadêmico Livre das Engenharias da Mobilidade (DALEM) vem por meio deste CONVOCAR toda a comunidade discente, de graduação e pós graduação, para a Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada no dia 29/05/2019, na sede da UFSC Joinville, sala U217 às 12h30. As pautas a serem debatidas são:

  1. Informes gerais sobre a situação dos cortes de verbas;
  2. Ameaças a autonomia universitária;
  3. Mobilização estudantil dia 30/5;
  4. Informes sobre a mobilização do dia 14/6.

Colaboradores Vestibular 2019.2 – discentes

Está aberto no período de 22 a 31 de maio de 2019 o cadastramento de alunos visando à seleção de Colaboradores para compor as equipes de Fiscalização que atuarão no CONCURSO VESTIBULAR UFSC 2019.2 no Campus de Joinville. Mais informações.


Estágio Whirlpool

Estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio Whirlpool! Os pré-requisitos para participar do processo é estar cursando graduação em qualquer área (exceto as da saúde), ter disponibilidade para iniciar no mês de Agosto nas regiões de São Paulo, Rio Claro, Joinville ou Manaus. Vai perder essa oportunidade?

As inscrições podem ser feitas até dia 31/05 por meio da plataforma da empresa.

Clube do livro Viajantes estáticos

O Clube do Livro Viajantes Estáticos tem reuniões mensais (2ª terça-feira do mês) e os encontros são na Sala U116, às 18h. Não é necessário ter lido todo o livro para participar.

A leitura deste mês é Valsa nº 6, Nelson Rodrigues. O encontro será dia 11/06.


Parada Cultural 2019

O Rotaract promove a Parada Cultural 2019 entre os dias 3/06 e 8/06 na UFSC Joinville.

Mais informações.


Feira do Livro de Joinville

A Feira do Livro de Joinville de 2019 ocorrerá entre 07 e 16 de junho no Centreventos Cau Hansen. A Editora da UFSC estará com estande no evento e a UFSC Joinville também estará presente.

A visitação com entrada gratuita pode ser feita das 9h às 21h de segunda a sábado e no domingo das 10h às 20h.

Confira a programação da Feira.

Programação Sesc Joinville

Confira a programação completa do SESC entre os dias 28/05 e 15/06. Mais informações.


Galeria 33

A Galeria 33 está com duas programação ainda para esta semana:

  • 29/05 – Cine Literatura “Além das Palavras l A Quiet Passion”, às 19h. Mais informações.
  • 30/05 – Cinema “Wes Anderson l A Vida Marinha com Steve Zissou”, às 20h. Mais informações.

Semana da Dança iniciou nesta segunda-feira (27) com espetáculos gratuitos em Florianópolis

Começou nesta segunda-feira, 27 de maio, a 5ª Semana da Dança – UFSC em Florianópolis. Durante cinco dias a dança estará presente no campus universitário em espetáculos, ações performáticas, debates, exposição fotográfica e oficinas. Com uma programação diversificada, gratuita e aberta à comunidade, a 5ª Semana da Dança contempla uma multiplicidade de propostas.

Mais informações.

“Workchopp” do Ecossistema de inovação

Painel: Próximos passos para o ecossistema de empreendedorismo e inovação de Joinville; network com diversos especialistas da inovação e chopp super gelado. Dia 30/05 às 18h no Ágora Tech Park. Momento de relacionamento, conexões e insights entre empreendedores, especialistas e os principais atores do Ecossistema de Inovação da região.

Inscrições: https://lnkd.in/ebTTi8u

Semana da Diversidade UFSC Joinville

Para conscientizar a comunidade acadêmica sobre o Dia Internacional Contra a Homofobia, celebrado no dia 17/05 e a importância de se falar da discriminação do movimento LGBTIQ+, a UFSC Joinville realizou a Semana da Diversidade com uma diversificada programação, sob a coordenação da Assistência Estudantil e do DALEM, com apoio da direção do campus.

Foram realizadas apresentações culturais, mesa redonda sobre “Aspectos bio-psico-sociais da sexualidade: opção, orientação ou destino?”, oficina de defesa pessoal, minicurso sobre “Direitos Humanos e Direitos Adquiridos” e a Hora do Dalem sobre Direitos Humanos.

 


Curso de iniciação à robótica

A primeira aula do curso de iniciação de robótica para estudantes da Escola Pedro Ivo foi realizado no laboratório de inovação e Desenvolvimento de Produto (LID). A próxima aula foi realizada no dia 27/05.

 


Equipe Kosmos Foguetemodelismo realiza workshop no Colégio Bom Jesus

Equipe Kosmos realizou workshop sobre foguetemodelistmo com alunos do Colégio Bom Jesus. Foto: Instagram da equipe Kosmos.

 


1º Meet-Up – Encontro da Indústria da Construção Civil com a UFSC Joinville

Na última quinta-feira aconteceu o 1º Meet-Up – Encontro da Indústria da Construção Civil com a UFSC Joinville. O evento foi organizado pelo curso de Engenharia Civil de Infraestrutura e contou com a presença de professores e alunos do nosso Campus, além de representantes de 10 empresas, de fundações e de associações.

No evento foram apresentados à comunidade externa o Campus, o curso de Engenharia Civil de Infraestrutura, Laboratórios, Esati e a equipe InfraTEC. Um talk sobre o setor da construção e perspectivas de demandas por profissionais foi feito pela equipe da Rogga Empreendimentos.

Na ocasião foi divulgado o resultado do Desafio Brasil ao Cubo de Inovação na Construção, que teve como vencedor o aluno Victor Hugo Duarte, premiado com uma vaga de estágio na Brasil ao Cubo, onde vai atuar na implementação de sua proposta ao desafio.

Durante o café foi realizado o desafio envolvendo a previsão de capacidade de carga de estruturas de contenção em miniatura e o Marshamllow Challenge.


Comunidade acadêmica faz atividades de conscientização em dia de paralisação pela educação

Dia 15/05 ocorreu em Joinville a paralisação pela educação, que iniciou com debates no hall do bloco central da UFSC Joinville, com uma discussão sobre o histórico do movimento estudantil, seguido de contextualizações a cerca de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no campus de Joinville. Ambas discussões foram mediadas por servidores da UFSC, que lembraram que projetos já foram afetados pelo contingenciamento e lembraram questões importantes para a universidade, como a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Leia a notícia na íntegra na página do Campus Joinville.

 


Secretário de Planejamento e Orçamento conversa e tira dúvidas da comunidade acadêmica em Joinville

No dia 16/05, o Secretário de Planejamento e Orçamento (SEPLAN) da Universidade Federal de Santa Catarina, Prof. Vladimir Arthur Fey, acompanhado de dois integrantes da SEPLAN, Sérgio Roberto Pinto da Luz e Monique Regina Bayestorff Duarte, estiveram na UFSC Joinville para conversar e tirar dúvidas com a comunidade acadêmica a respeito dos bloqueios e contingenciamentos orçamentários da UFSC em 2019 e também apresentar o PDI 2020-2024.

Leia a notícia na íntegra na página do Campus Joinville.

Como ficam as universidades públicas de Joinville com bloqueio e corte de verba

Matéria produzida pela jornalista Patricia Gaglioti, da equipe Fazer Aqui, que também esteve na UFSC para conversar com os Professores Wagner Pachekoski e Fátima Machado, além do Pró-reitor de Graduação, Prof. Alexandre Marino Costa.

Confira a reportagem na íntegra na página do Campus Joinville.


Soma de bloqueios nas quatro instituições federais de SC chega a R$ 121 milhões

O jornal Diário Catarinense realizou um levantamento com as instituições federais de ensino de Santa Catarina e com o Ministério da Educação. A matéria, divulgada nesta terça-feira, 21 de maio, apresenta, de forma simplificada, se o corte é de 3% ou 30%, bem como a divergência de versões entre ministério e instituições sobre a fatia suspensa do orçamento.

Esta matéria também foi utilizada pela Agecom para divulgação dos cortes.

Confira na íntegra na página do Campus Joinville.


UFSC busca informações com empresas e prepara ambiente de inovação no Litoral

Matéria produzida pela jornalista Dagmara Spautz – Diário Catarinense sobre o Amfritec, Centro de Inovação de Itajaí.

Mais informações no site do Campus Joinville.