Campus Joinville Informa | Edição 07 – 11/07/2019

11/07/2019 11:10

 

Joinville, 11 de julho de 2019 | Edição nº 07.

  • 11/07 – Reunião Colegiado da Unidade – 16h
  • 11/07 – Reunião Colegiado Delegado do Departamento – 15h

Convocação Sessão Solene Extraordinária do Conselho da Unidade

Senhores  Servidores Docentes e Técnico-Administrativos, a Presidente e o Vice-Presidente do Conselho da Unidade, professores Cátia Regina Silva de Carvalho Pinto e Lucas Weihmann,  com muita satisfação, convocam todos os servidores do Centro Tecnológico de Joinville, para assistirem à sessão Solene e Extraordinária do Conselho do CTJ, que acontecerá às 15h:30 do dia 05 de agosto de 2019, no Auditório 217, sob a Presidência do Magnífico Reitor Ubaldo Cesar Balthazar.


Recesso Restaurante Universitário (RU)

Considerando o disposto no oficio circular nº 02/2019, o RU deverá estar aberto dos dias 13/07 a 04/08, atendendo única e exclusivamente aos alunos isentos.

A UFSC Joinville esteve presente no evento Caminhão ‘Conhecendo os ODS”

A UFSC Joinville participou do evento Caminhão ‘Conhecendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)’, neste último sábado, dia  06, em Joinville. A ação aconteceu na praça do Mercado Público Municipal e contemplou diversas atividades práticas sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). A UFSC Joinville esteva responsável pelas tendas dos ODS 7 – Energia Acessível e limpa e ODS 9 – Industria, Inovação e Infraestrutura. Os bolsistas do Espaço de Ciência e Tecnologia (ECT), coordenado pela Profa. Tatiana Garcia, e do Laboratório de Inovação e Desenvolvimento (LID), coordenador pelo Prof. Carlos Sacchelli, além dos membros das equipes de competição Eficem e Fórmula CEM representaram a UFSC com os trabalhos realizados por esses projetos e laboratório.. Também estiveram presentes os professores Susie Keller, Modesto Ferrer, Diego Greff e Derce Recouvreux. Para saber mais sobre os ODS, assista ao vídeo oficial clicando aqui ou acessando o site.


Visita de comitiva da Universidade de Bolonha

A UFSC Joinville recebeu em 02/07 a visita de uma comitiva da Universidade de Bolonha para conhecer o modelo de inovação da UFSC e sua relação com grandes empresas e Startups. A Universidade de Bolonha é a mais antiga universidade européia e tem hoje mais de 88 mil alunos. A comitiva fez uma rápida visita aos laboratórios da UFSC pode perceber a forte relação dos docentes e alunos com a pesquisa e inovação.

Programação Sesc Joinville
A programação do SESC Joinville oferece diversos eventos gratuitos e abertos à comunidade. Confira aqui.

Festival de Dança de Joinville
Chegou o mês da dança em Joinville. Fique por dentro da programação no site do evento.

Teatro: Um inimigo do povo
Sinopse: Em uma pacata cidade na costa da Noruega, o Dr. Thomas Stockmann acaba de fazer uma importante descoberta: as águas do balneário local, base da economia da cidade, estão infectadas. Sob forte represália do prefeito – seu irmão Peter – Thomas decide revelar a notícia à população, ainda que o futuro de sua família e sua reputação estejam ameaçadas. Um Inimigo do Povo, peça escrita por Henrik Ibsen em 1882, ressoa em um sombrio 2019 tensionando temas como o ataque ao conhecimento científico, a manipulação política e midiática e os riscos de se assumir uma postura frente à verdade.
Data: 13 e 14 /07
Horário: 20h
Local: Ajote – Rua: XV de Novembro, 1383, Joinville.

SINOVA Startup Mentoring

Em mais uma ação do programa “Caminhos da Inovação na UFSC”, a Secretaria de Inovação lança o edital de seleção para o Sinova Startup Mentoring, um projeto de mentoria de modelos de negócios, que tem como objetivo selecionar 8 ideias de startups, formalizadas ou não, para cada um dos Campi da UFSC (Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Joinville e Florianópolis), totalizando 40 propostas que serão apresentadas para bancas de avaliadores-mentores.

As 2 melhores ideias de cada etapa serão classificadas para uma apresentação final em Florianópolis durante a 18ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC (Sepex).

Para saber mais sobre as regras, prazos e inscrições, confira o edital do Sinova Startup Mentoring na página da SINOVA.


Desafio Acadêmico Internacional SAMPE-Brasil

O Desafio Acadêmico Internacional SAMPE-Brasil foi criado para ser disputado somente entre alunos de Universidades. A intenção do desafio é de promover o conhecimento acadêmico no desenvolvimento e manufatura de uma estrutura em material composto para times compostos de até 5 membros (sendo um deles o líder e até 4 outros membros). De maneira a encorajar o contato com os materiais compostos cada time deve atender aos requisitos  listados no edital. Confira as informações aqui.


Palestra e Workshop do Núcleo de Construção Civil da ACIJ

O Núcleo de Construção Civil da ACIJ está promovendo o evento de comemoração dos 5 anos do Núcleo, com uma palestra e um workshop que acontecerão nos dias 18 e 19/07.

A Palestra “A Norma de Desempenho como indutora de inovações tecnológicas” será no dia 18/07/19 das 18h30 ás 21h30. A entrada é um 1 kg de alimento não perecível. Haverá welcome coffee para os participantes.  Local: ACIJ. Inscrições aqui.

O workshop “Tecnologia na produção de revestimentos” acontecerá no dia 19/07/19 das 08h ás 17h, com carga horária de 8 horas com certificado. Maiores informações.

Vestibular 2019/2

Foi realizado nos dias 06, 07 e 08 de Julho o vestibular de Inverno 2019. Em Joinville, realizaram o vestibular cerca de 800 candidatos.


Alunos do Bonja visitam a UFSC Joinville e o Ágora Tech Park

Na quinta-feira (04/07) abrimos as portas da nossa Universidade para os alunos do 2º e 3º Ano do Ensino Médio BONJA – IELUSC, que foram recepcionados pelo coordenador do curso de Engenharia Automotiva, Prof. Modesto Ferrer.
Os alunos tiveram a oportunidade de ver o perfil e a dinâmica dos cursos de engenharia, que são oferecidos no Campus, bem como a nossa infraestrutura de salas de aula, laboratórios e espaços de convivência estudantil. Durante a estadia, os estudantes do Bom Jesus tiveram a possibilidade de conhecer os projetos realizados pelos estudantes da UFSC e as atividades que podem ser realizadas para complementar a formação.
A visita encerrou-se após conhecerem o Ágora Tech Park, situado ao lado da UFSC, que oferece um espaço propício para estimular a criatividade e o espírito de inovação e empreendedorismo dos nossos jovens.
Também participaram dessa recepção os professores Lucas Weihmann (Vice-Diretor do campus), Luis Fernando Peres Calil (Coordenador do Curso de Engenharia Naval), Rafael Gigena Cuenca (Coordenador do Curso de Engenharia Aeroespacial), Tatiana Renata Garcia (Vice-coordenadora do Curso de Engenharia Mecatrônica), Janaina Renata Garcia (Professora de Gestão nos diferentes Cursos de Engenharia), Sueli Fischer Beckert (Professora de Metrologia).

Proposta de PPP da UFSC de Joinville é apresentada ao ministro da Educação

A retomada da construção do campus da UFSC em Joinville, mais uma vez por meio de parceria público-privada (PPP), foi tratada na manhã da quarta-feira dia 26/06 no Ministério da Educação, com a presença do ministro Abraham Weintraub e dos deputados federais Darci de Matos e Coronel Armando, além de Vladimir Arthur Fey, secretário de Planejamento da UFSC. As obras estão paradas há cinco anos devido à falta de dinheiro.

A proposta é conhecida: consórcio privado constrói o campus e em troca ganha o direito de prestar serviços para a comunidade universitária. O ministro Weintraub gostou da proposta, também discutida pela direção anterior da universidade, conforme relato do deputado Darci. O modelo inclusive se encaixaria em programa de parcerias para universidades federais a ser lançado logo.

Uma das primeiras etapas para a ideia sair do papel é permitir a maior utilização da área da UFSC às margens da BR-101, inclusive com liberação de prédios mais altos, em mais uma proposta para mexer nas regras de ocupação daquela região ao Sul de Joinville. O projeto teria de ser enviado pela Prefeitura à Câmara. A UFSC de Joinville está instalada no Perini Park, em contrato até 2024, renovável por mais cinco anos.

Confira a notícia na íntegra aqui.