Campus Joinville Informa | Edição 15 – 5/11/2019

05/11/2019 18:36

 

Joinville, 5 de novembro de 2019 | Edição nº 15.

Vacina contra o sarampo

De ordem da Direção do Campus, informamos que a Secretaria Municipal de Saúde nos alertou que temos um aluno com sarampo no Campus. A Secretaria adverte que é importante que pessoas até os 49 anos que não tenham tido a doença ou não tenham sido vacinados, procurem uma unidade de saúde com a maior brevidade possível, para receber a vacina.

Para tomar a vacina é necessário ir à Unidade Básica de Saúde com Carteira de Vacinação e documento com foto.


Reunião Programa Rota 2030

No dia 06/11 (quarta-feira), às 13h30min, ocorrerá um encontro com a Sra. Janayna Bhering, Gerente de Negócios e Parcerias da Fundação de Desenvolvimento de Pesquisa (FUNDEP) de Belo Horizonte no auditório da Engenharia Mecânica (em Florianópolis).

O objetivo da reunião é detalhar o processo de apresentação de projetos de pesquisa e inovação na indústria automobilística, portanto o tema é amplo e envolve diversas áreas interdisciplinares.

Todos estão convidados a participar e conferir a fala da Sra. Janayna Bhering.


Avaliação CPA

A partir desta terça-feira, 5 de novembro, a comunidade acadêmica da UFSC é convidada a participar do processo avaliativo referente a 2019, manifestando sua opinião sobre a Universidade. Um maior número de participantes traçará com mais realidade quais os problemas a serem resolvidos na instituição.

Uma das principais regras da consulta é o sigilo. O anonimato evita qualquer tipo de constrangimento e o estudante tem liberdade para indicar os pontos que julgar necessários.

Os instrumentos avaliativos utilizam a escala Likert, nos seguintes termos: “Concordo Totalmente”, “Concordo Parcialmente”, “Não Concordo, Nem Discordo”, “Discordo Parcialmente” e “Discordo Totalmente”. Para cada alternativa foi atribuída uma nota, respectivamente 5, 4, 3, 2 e 1, restando “Não se Aplica” e “Desconheço” sem valor correspondente.

Prof. Ubaldo, Reitor da UFSC, fala sobre a Avaliação Institucional.

Podem responder ao questionário:

Mais informações: cpa.ufsc.br

Recesso de final de ano

Setor de Gestão de Pessoas encaminhou o Oficio Circular que trata do Recesso de Final de Ano.

Informa ainda que não tivemos manifestação da Prodegesp a respeito de quais dias serão úteis nas semanas do recesso. No ano passado, os órgãos deveriam ter expediente nos dias 24/12 e 31/12 até às 14h. Já em relação ao horário de verão, a Administração Central da UFSC ainda não se manifestou, portanto, a princípio, unidades flexibilizadas devem garantir o atendimento de 12 horas.

Assim que houver novas manifestações, divulgaremos.
E-mail com anexo encaminhado 30/10/2019.


Edital para Afastamentos para Pós em 2020 – Docentes e TAEs

Prezados Docentes e TAEs,

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo obrigatório para classificação dos interessados em solicitar afastamento integral para participação em Programa de Pós-Graduação stricto sensu de servidores docentes e técnico-administrativos em educação da UFSC.

As inscrições vão de 05/11 (9h) a 12/11/2019 (23h).

Devem participar do Processo Seletivo aqueles cujo afastamento integral se dará até o dia 30/06/2020. Os afastamentos posteriores a esta data serão contemplados em novo edital a ser lançado em abril/2020.

Mais informações, edital e o link para inscrição estão disponíveis no site https://capacitacao.ufsc.br/processo-seletivo/

Edital de Remoção

Está disponível o Edital nº 119/2019/DDP, de remoção de TAEs entre as diversas unidades de lotação da UFSC.

O edital, demais informações e o link para inscrição estão disponíveis neste link.

As inscrições vão até o dia 10/11.

Vacina contra o Sarampo no CTJ para turmas específicas

Devido a um caso suspeito de sarampo em um aluno do CTJ, todos os alunos matriculados nas turmas abaixo, deverão tomar vacina amanhã, 6/11. Devem trazer Carteira de Vacinação e documento com  foto. Quem não tiver a caderneta em Joinville, pode trazer uma foto, via whatsapp.

A equipe de imunização estará aqui amanhã, 06/11, entre 9h e 9:30h, na sala U-175 (ambulatório) para fazer o bloqueio (conferência da caderneta e vacinação, se necessário) nos alunos matriculados nas seguintes turmas:

  • EMB5001 Cálculo Diferencial e Integral I – Turmas 01607/01608
  • EMB5005 Geometria Analítica – Turmas 01607/01608
  • EMB5034 Física I – Turmas 01607/01608
  • EMB5035 Representação Gráfica – Turmas 01607/01608
  • EMB5037 Comunicação e Expressão – Turmas 01603/01606/01607/01608
  • EMB5600 Programação I – Turmas 01606/01608
  • EMB5924 Introdução à Engenharia de Transportes e Logística – Turma01608

Os demais alunos e servidores do CTJ devem procurar um posto de saúde para verificar se a vacinação está em dia, ou se é necessário tomar a vacina.

Observação: O Centro Tecnológico de Joinville tentou viabilizar a imunização de toda a comunidade acadêmica, porém a Secretaria de Saúde falou que não tem condições de viabilizar atendimento para todos no CTJ, que é necessária a ida à Unidade Básica de Saúde para tomar a vacina.

Maratona de Cálculo

As inscrições para a IV Maratona de Cálculo se encerram amanhã, 6/11. Se você ainda não se inscreveu, corre que dá tempo. Monte sua dupla e preencha o formulário neste link.

Se você quer participar e não tem dupla, não tem problema. A Equipe da Maratona monta uma dupla para você. Basta enviar um e-mail para com seus dados (nome completo, CPF, telefone e número de matrícula).

Não tem desculpa para não participar!!

Premiações:

  • 2 leitores digitais
  • Batatas rosti
  • Hambúrguers
  • Vale de 50,00 reais na papelaria Riskpel e muito mais

Para mais informações, acesse http://maratonadecalculo.paginas.ufsc.br/


Mês da Consciência Negra

20 de novembro marca o dia da morte de Zumbi dos Palmares, grande líder negro, que lutava contra a escravidão no Brasil. Esta data é lembrada todos os anos como o Dia da Consciência Negra. Pensando nisso, a Assistência Estudantil da UFSC Joinville promoverá, no mês de novembro, uma série de atividades voltadas para a reflexão acerca do tema “Negritude”.

Segue a programação da primeira quinzena de atividades. Em breve divulgaremos a programação para a segunda quinzena. Contamos com a participação de toda a comunidade acadêmica. Programem-se e participem!

Agenda Cultural SESC Joinville

A agenda cultural do SESC de 5/10 a 23/11.

O destaque é a exibição do filme Bacurau, de Kleber Mendonça Filho dia 13/10, às 19h30. Exibição única e gratuita.

Mais informações.


Coro de Câmara e Orquestra Acadêmica – Solo a Deo Gloria!

Luís Álvares Pinto (Recife, 1719 — 1789) foi um teórico musical, mestre de capela e compositor pernambucano e brasileiro do século XVIII. Foi um dos primeiros compositores nacionais a se aperfeiçoar na Europa, estudando em Lisboa com Henrique da Silva. É o patrono da cadeira de número 2 da Academia Brasileira de Música.

Dias 6 e 7 de novembro, às 20h na Igreja da Paz (Rua Princesa Isabel, 438).


Teatro AJOTE – Espetáculo Monstro

18/11 | 20h | no Galpão de Teatro AJOTE (Rua XV de Novembro, 1383)

Monstro, adaptação do texto Cine Monstro do dramaturgo canadense Daniel MacIvor, narra a história de um cineasta que está escrevendo um roteiro de um filme de terror. Os eventos presentes no roteiro podem ou não ter sido baseados em um incidente de sua própria vida. Nele se entrecruzam várias histórias onde são apresentados problemas de relacionamento, vício, violência e crueldade, mas, em outro nível, também parece destacar nossa obsessão – que tentamos esconder – por essas coisas. Monstro é um passeio intenso por algumas das partes mais sombrias da humanidade que busca uma explicação do porque as pessoas podem ser levadas a fazer coisas horríveis.

Entrada gratuita.


A 81ª Festa das Flores

A 81ª Festa das Flores ocorre de 12 a 17 de novembro de 2019, na Expoville.

Mais informações.


Despertando a consciência

Evento com propósito de difundir conhecimento nas áreas de saúde, bem estar e alimentação saudável e consciente, para si, para o próximo e para o meio ambiente.

Domingo, 10 de novembro, 9h.

IFSC com inscrições abertas

O Instituto Federal de Santa Catarina torna público a abertura de inscrições para o processo seletivo por Sorteio Público, no período de 01 de novembro a 02 de dezembro de 2019, para provimento de vagas nos cursos Técnicos Integrados, Concomitantes e Subsequentes com ingresso no primeiro semestre de 2020.

Mais informações.


Edital para seleção de candidatos no Programa de Mestrado Pós-ECM

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas (Pós-ECM) torna público o Edital nº 004/POSECM/2019 para seleção de candidatos regulares do curso de mestrado da UFSC Joinville para início no primeiro semestre de 2020. Estão sendo ofertadas até 43 vagas distribuídas pelas áreas de concentração:

  • Desenvolvimento de Sistemas de Engenharia.
  • Materiais.
  • Fenômenos de Transporte.
Inscrições para o processo seletivo iniciam dia 30/10/2019 e se estendem até 04/02/2020.

Edital: Edital nº 004-POSECM-2019 – Seleção Mestrado 2020_1 (02_2020)

Informações sobre áreas de pesquisa e linhas de atuação de cada professor: http://posecm.joinville.ufsc.br/areas-de-concentracao/

Mais informações na página do Pós-ECM.

Notícias no site da UFSC Joinville:

UFSC na mídia: Mais de 500 alunos visitaram a UFSC pela primeira vez

Link para YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=yvnjo2CTvC0

‘Traduzindo ciência’ traz a história do ‘Releituras’, projeto que promove acessibilidade e inclusão

Neste episódio, a série de vídeos Traduzindo ciência conta como a estudante de Letras Português Maria de Fátima Medeiros e Silva desenvolveu o “Projeto Releituras – Livro Acessível”. Desde 2017, a aluna da UFSC e voluntários de diversas áreas produzem audiolivros de literatura, em formato de radionovela, que têm feito a diferença na vida de muitas pessoas com deficiência visual, baixa visão, dislexia, analfabetos funcionais e analfabetos, com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA), e também idosos e pacientes de hospitais. O projeto é pioneiro no país por interpretar as histórias dos livros e objetiva promover a acessibilidade e a inclusão social.

A Agência de Comunicação (Agecom) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publica semanalmente o ‘Traduzindo ciência’. Em cada episódio, cientistas da UFSC apresentam detalhes de projetos sobre estudos de excelência que impactam a sociedade e sobre o universo das pesquisas que ocorrem na instituição.

Link para YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=h1t4AmGIzAA


PET EMB arrecada produtos para doação

O PET EMB está fazendo uma ação social com dois lares de idosos de Joinville e está arrecadando produtos para doação aos lares. As arrecadações vão até 08/11 (sexta-feira) e podem ser deixadas nas caixas de coleta ou diretamente na sala do PET (U132). Segue lista de produtos para arrecadação:

  • Produtos de higiene pessoal (sabonete líquido, shampoo, creme dental);
  • Produtos de limpeza (água sanitária, sabão em pó, amaciante, detergente, álcool);
  • Alimentos não perecíveis;