Campus Joinville Informa | Edição 18 – 3/3/2020

02/03/2020 17:54

 

Joinville, 3 de março de 2020 | Edição nº 18.

Editorial

Prezada comunidade acadêmica da UFSC Joinville.

Temos a satisfação de publicar a edição nº 18 do Campus Joinville Informa, a primeira de 2020. Esta semana teremos o retorno das aulas e o Campus logo estará cheio de estudantes e atividades novamente. Este período de “férias”, no entanto, foi bastante movimentado por aqui. A Comissão de Comunicação Institucional que iniciou em 2015, contou com a participação de diferentes membros e buscou atender às demandas de divulgação interna e externa da UFSC Joinville, será agora uma frente de trabalho, com servidores alocados exclusivamente nas tarefas de divulgação das atividades de ensino, pesquisa e extensão realizados no nosso centro. A equipe também atuará nas áreas de eventos institucionais e culturais do Campus.

Muitas coisas ainda estão por serem definidas, mas o trabalho já começou. Estamos abertos a sugestões e visitas na sala U-176, ramais 4655 e 7344 ou no e-mail Contamos com a participação de todos para tornar a UFSC Joinville conhecida e reconhecida pela sociedade.

Um bom ano letivo a todos nós.

Guia prático de elaboração de documentos oficiais e atos normativos na UFSC

Com a publicação da 3ª edição do Manual de Redação da Presidência da República e tendo em vista as alterações substanciais que essa publicação apresenta quanto às regras de elaboração de documentos oficiais,  um grupo de trabalho da UFSC criou o “Guia prático de elaboração de documentos oficiais e atos normativos na UFSC”, disponível aqui.


Horário de funcionamento da UFSC Joinville

A Direção da Universidade Federal de Santa Catarina Campus de Joinville informa que o horário de funcionamento do Campus é das 8h às 12h e das 13h às 17h, podendo alguns setores atuar em horário estendido, conforme suas necessidades.

Coronavírus: sintomas, transmissão e prevenção

Conselho Universitário recomenda contratação de professores

O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina, em reunião extraordinária realizada nesta quinta-feira, 27 de fevereiro, defendeu que a UFSC deve manter todos os procedimentos necessários para garantir o pleno funcionamento de suas atividades. Isso inclui a contratação de professores aprovados em concursos públicos ou em processos seletivos, bem como a nomeação de técnicos administrativos em educação já aprovados.

Confira a matéria na íntegra .


Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2020

O prazo de entrega começou mais cedo este ano, no dia 2 de março e se estende até 30 de abril. A declaração deve ser preenchida por quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2019. O contribuinte que apresentar a declaração após o fim do prazo terá que pagar multa pelo atraso.

Para saber como executar o software IRPF 2020 no desktop gerenciado veja as instruções no site da SETIC.

Programa de Formação Continuada (PROFOR)

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) torna pública a abertura de inscrições com vistas à proposição de cursos de capacitação docente para o Programa de Formação Continuada (PROFOR) para serem ofertados aos docentes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em todos os campi da instituição, ao longo do ano letivo de 2020.

Servidores docentes ou técnico-administrativos em educação ativos da UFSC podem submeter propostas de cursos para o PROFOR conforme Edital nº 018/2019/PROGRAD. Caso alguém tenha alguma ideia de curso e/ou se disponibilize a ministrar, a psicóloga organizacional do CTJ Jamile Fantin (ramal 7366, sala 178), está à disposição para ajudar e colaborar na organização do material, programação e o que mais for necessário.

Reitor e Prodegesp reúnem-se com CGU para tratar da flexibilização de carga horária

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ubaldo Cesar Balthazar, esteve reunido na sexta-feira, dia 14 de fevereiro, com o superintendente da Controladoria-Geral da União em Santa Catarina (CGU-SC), Orlando Vieira de Castro Junior, e o chefe de serviço também da CGU, Marcelo Campos da Silva, para tratar da flexibilização da jornada de trabalho dos técnicos-administrativos em Educação (TAEs) da Universidade. Acompanharam o reitor, a pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Carla Burigo e a presidente da Comissão Permanente de Flexibilização (CPFlex), Mônica Scóz Mendes.

Saiba mais aqui.


Inscrições abertas para Curso de Pré-Cálculo 

As aulas serão ministradas em oito encontros entre os dias 05 e 30 de Março. Veja as informações no site do curso.


Auxílios da PRAE
Lembramos que estão abertas as inscrições para os auxílios da PRAE!

Se você precisa realizar alguma atualização de mudança significativa em seu cadastro PRAE, agende um horário com uma das assistentes sociais e traga a documentação comprobatória da situação (emprego novo, mudança na composição familiar, etc).

Se você precisa renovar sua Bolsa Estudantil neste semestre e o sistema não permitiu a renovação automática por alguma quebra de requisito, preencha o formulário para inscrição manual nos programas assistenciais (Formulário inscrição manual programas CoAES), que está disponível no endereço https://prae.ufsc.br/formularios/, e entregue na Assistência Estudantil (sala U142)!

UFSC Joinville realiza colação de grau do semestre 2019.2
No dia 14 de fevereiro foram realizadas as cerimônias de colação de grau dos 53 formandos do Centro Tecnológico da UFSC Joinville. Veja mais aqui.

Reunião Planejamento Estratégico (2020-2024)

Em função da aprovação do novo PDI da UFSC (2020-2024) no CUn, a Comissão de Planejamento Estratégico iniciou o processo de alinhamento de indicadores e metas para o período. Professores, TAEs e alunos foram convidados para um brainstorming na última quinta-feira, 27 de fevereiro, na sala U-202.

Cerca de 25 pessoas compareceram ao evento, entre professores e TAEs. Os participantes foram divididos em quatro grupos para análise e proposta de indicadores dentro das perspectivas propostas pelo PDI da UFSC: Gestão&Governança, Ensino, Pesquisa e Extensão. A partir das ideias levantadas de forma colaborativa no workshop, a Comissão de Planejamento Estratégico irá propor um novo documento com os indicadores que irão orientar as ações necessárias para se atingir os objetivos institucionais, ao longo dos próximos 5 anos.

Agenda Cultural SESC Joinville

A agenda cultural do SESC de 3/03 a 17/03.

Mais informações.


Teatro Infantil – João e o pé de feijão

Saiba mais.

Mulheres na Tecnologia

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (08 de Maio), o Fab Lab Joinville, criou esse evento com o objetivo de compartilhar conteúdos e ideias entre as mulheres no mundo da tecnologia. O evento é gratuito e com programação em todo o período da tarde. Confira os detalhes neste link.

Lançamento Think Tank 

O painel de lançamento do programa Think Tank Criando o Futuro ocorrerá no dia 12 de março, às 19h, no Ágora Tech Park. Com o tema “O PERFIL DO PROFISSIONAL QUE O MERCADO BUSCA”, o evento contará com a presença de Paulo Alvim , Secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e de Mário Sant’Ana, Presidente do Projeto Resgate e co-idealizador do Think Tank Criando o Futuro como painelistas e terá como moderadora Ariane Espíndola, Gerente de Gente & Gestão na Neogrid.

O Programa Think Tank Criando o Futuro é realizado através de uma parceria entre a UFSC, Perini Business Park, Ágora Tech Park e Projeto Resgate para desenvolver alunos inovadores, líderes transformacionais e buscar soluções para problemas relevantes para a sociedade.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link: http://bit.ly/EUVOU_TT2020

Notícias no site da UFSC Joinville: